sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Casa da luz vermelha...

Dia de escrever no blog...

Não muito inspirado para escrever, fui procurar por notícias novas na Internet para cumprir minha missão mas, pra variar, não achei nada de novo. Não que o acidente dos trens de ontem não seja importante, mas o que me chamou a atenção é que, ao entrar nos principais sites de notícias do país, a maior parte das manchetes ainda é sobre corrupção, mensalão, cpi's e afins.

Como estamos chegando na semana de nossa pátria querida, queria propor uma homenagem aos que tanto trabalham por ela...

Sei lá... podemos relembrar essas maravilhosas histórias que só acontecem por aqui:

- Depois de dois anos de muita sujeira sendo feita na cara de todo mundo (antes faziam escondido), um julgamento decide que, agora sim, vão abrir ação penal contra 40 acusados do mensalão;
- O avião da GOL cai na floresta, passa-se uma semana falando sobre o assunto, estoura a crise aérea brasileira, e as últimas páginas dedicadas ao assunto são sobre parentes reclamando de bens roubados das vítimas.

Fazer desabafos:



Ou, como no Brasil tudo acaba em piada, podemos divulgar notícias e artigos que tanto falam do nosso país, como os da Desciclopédia:

Brasil
Mensalão
Brasileiro

O importante é perguntarmos sempre... o avião da TAM bateu, culparam Congonhas, prenderam o Maroni, fecharam o Bahamas e o Millenium. E se o Planalto fosse aqui?


Rodrigo Simões

domingo, 26 de agosto de 2007

Politicamente Incorreto

Baseado no comentário de 21 de agosto de 2007 da minha cara colega Amanda, venho por meio desta colocar em pauta um assunto não muito discutido, afinal, depois de alguns meses fica difícil ser tão criativo.

Dia 17 de agosto de 2007 estreou nos cinemas brasileiros o filme estadounidense “Os Simpsons”, um desenho que conta a rotina de uma família típica norte-america de uma maneira cômica.

Um dia antes, estreou também o nacional “O mundo global visto do lado de cá”, um documentário excepcional, segundo meus colegas, que nas palavras de Amanda “revela a globalização a partir da visão de um dos grandes pensadores do Brasil”, Milton Santos.

Provavelmente (e quase com certeza) esses filmes terão bilheterias bem diferentes, mas por que?

Será o brasileiro tão relaxado que prefere assistir ao besteirol americano a um documentário nacional? Ou será que estamos tão cansados e desiludidos com tudo, que gastamos nosso último centavo num momento de diversão no fim-de-semana?

Eu, particularmente, não assisti ao documentário, mas tenho certeza que deve ser ótimo. Gastei meu dinheiro e tempo para assistir ao besteirol, pois é o único dia da semana que tenho para descansar. Talvez eu seja preguiçoso, relaxado ou talvez só tranquilo, mas não me sinto menos engajado politicamente por priorizar a “inutilidade” dos “Simpsons”.

Num mundo onde todos se divertem e tem seus momentos de alienação, é difícil descobrir o momento certo e o errado da diversão e da preocupação. Cada um tem a sua hora de fazer e de lazer.

Rubens Nogueira

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Consulta direta ao povo: plebiscito e referendo















Bom, mais uma apresentação nessa última quinta-feira, leia-se: mais estresse, mais correria, mais apreensão e mais conhecimento, muito mais, como não? O tema escolhido surgiu de uma conversa durante a aula do professor Dimas há algumas semanas, mas a correria foi grande, pois só conseguimos nos organizar na última hora...

Enfim, mesmo tendo cometido alguns equívocos, nós conseguimos passar por mais esse desafio com grande estilo! O tema abordado - consulta popular, plebiscitos e referendos - foi bastante relevante e através da exposição de alguns casos, pudemos mostrar a força que a consulta e a participação popular podem e devem ter. Muito se falou durante a apresentação, foram abordados assuntos envolvendo democracia direta, consultas populares no Brasil e no mundo e as que envolveram mobilizações da sociedade, além das definições e diferenças que existem entre plebiscitos e referendos.

A apresentação foi iniciada com a explicação do assunto: a consulta popular e a origem da idéia, que foi o plebiscito organizado por movimentos sociais e logo após passamos o vídeo que convoca a população a participar da mobilização pela anulação do leilão da Vale na semana da pátria. Talvez esse tenha sido o caso mais importante da apresentação, pois pudemos informar aos colegas o que aconteceu realmente durante a venda da Companhia Vale do Rio Doce e a luta que está sendo travada para reverter a validade da compra.

Para quem não pôde assistir vai aí uma pequena sinopse do que dissemos sobre a Vale: a companhia Vale do Rio Doce, produtora de minérios e dona de outros bens como estradas de ferro, pertencia ao Estado brasileiro até 1997, quando o então presidente FHC efetuou seu leilão. A venda foi bastante controversa e gerou revolta social, isso porque, entre outros motivos, o valor pelo qual a Vale foi vendida era cerca de 28 vezes menos o que calculava-se ser o seu preço real. Outro escândalo de corrupção envolveu uma ação ilegal do Banco Bradesco, que fez parte do grupo de empresas avaliador do patrimônio da companhia para depois se tornar o principal acionista privado da Vale.

Bom, a partir de fraudes tão evidentes a luta pela anulação do leilão é mais do que necessária e deve continuar mesmo após 10 anos desde a venda. A causa pode até parecer estar perdida, mas não está, a mobilização social através de um plebiscito será uma forma de pressão direta ao governo para que tome medidas a respeito.

Nós temos o direito de reinvidicar pelo o que é nosso, desde que nos organizemos. Fica aí o convite para que todos participem do plebiscito; as informações completas sobre a campanha podem ser lidas em www.avaleenossa.org.br, o site é bastante completo e traz muito mais do que escrevi aqui.

Não deixem de conferir:

http://www.avaleenossa.org.br/

Vídeos (as três partes de um vídeo produzido sobre o tema, que estão tanto no youtube como no site a valeenossa.org.br)


"Chamada para o plebiscito popular 2007" (passado em sala de aula)
http://br.youtube.com/watch?v=UfRpQUTLNYs



Parabéns ao grupo e que tenhamos um desempenho ainda melhor no próximo e último seminário!


Daniella Cornachione

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Milton Santos: o pensador do Brasil

Estreou no dia 16 deste mês o documentário “O mundo global visto do lado de cá” que revela a globalização a partir da visão de um dos grandes pensadores do Brasil, que infelizmente, ainda não é reconhecido como deveria. Milton Santos nasceu no dia 03 de maio de 1926, em Brotas de Macaúbas, Bahia. Formado em direito, encontrou sua verdadeira vocação e paixão pela geografia. Estudou e deu aulas em diversos países e publicou mais de quarenta livros. Árduo combatente das idéias neoliberais e sua conseqüente e lastimável má distribuição das riquezas do mundo, Milton Santos faleceu em junho de 2001 aos 75 anos.

O documentário que foi muito bem construído por Silvio Tendler foi premiado em Brasília e esta em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Ao assistir tal documentário a noção de que o mundo é dominado por idéias sujas e egoístas fica cada vez mais evidente e constrangedora. Dominado no sentido de que essas idéias estão na mente dos minoritários dominadores tornando-se ainda mais triste essa realidade, quase inaceitável. Nunca o mundo esteve tão preparado tecnologicamente para matar a fome de toda a sua população, porém o ideal de vida de alguns usurpa o ideal de sobrevivência de outros. E é dessa forma que essa globalização assola o mundo, os pobres agora morrem de fome e os ricos jogam no lixo tudo o que não agüentam comer. Existe governo que até dá prêmios para os produtores que produzirem menos quantidade de alimentos.

O mundo esta dividido em hemisférios, norte e sul tornaram-se referências de quem é desenvolvido e de quem não se desenvolve , do forte e do fraco, do explorador e do explorado. A cabeça do mundo parece não pensar por todos.
Diante dessa situação Milton Santos acredita que o mundo ainda pode ser melhor, vista de um outro modo a globalização serviria justamente para reverter essa situação de concentração injusta e que proporciona a cruel divisão de classes. Filme imperdível e que com certeza causará maior impacto em nossas vidas do que o também lançamento “Simpsons”.

Acredito que seguindo o exemplo do mestre Milton Santos o Brasil também pode reagir aos descasos dos poderosos. Olhar o mundo de forma diferente, olhar as pessoas de forma diferente, não colocar á margem o que não é habitual. Apoiar e lutar por quem não vive como nós, essa é a dificuldade pois como diz Milton Santos “ A classe média não quer direitos, quer privilégios”.

Por: Amanda Fincatti

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Revolução de Chávez

Estamos de volta.
E como fui a escolhida para começar, aí está o tema que gostaria de discutir: a reforma constitucional proposta por Chávez.

No último dia 15, o presidente da Venezuela apresentou suas idéias de reforma constitucional. Segundo ele " ou mudamos a estrutura ou se detém o processo revolucionário."
Pois bem, a reforma inclui mudanças em 33 dos 350 artigos da atual Constituição venezuelana.

Mais especificamente, gostaria de destacar a mudança que permite a reeleição contínua sem limites apenas para presidente da República.

Na minha opinião, isso é uma manobra (clara) para continuar no poder. Há quem diga que é o príncipio de uma ditadura que ele quer implantar...

Qual seria outra justificativa se não esta?

Abro espaço para discussão, para aqueles que têm a mesma opinião e os que divergem também :) )

Comentem, e obrigada desde já.

Fernanda Abrão