sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Consulta direta ao povo: plebiscito e referendo















Bom, mais uma apresentação nessa última quinta-feira, leia-se: mais estresse, mais correria, mais apreensão e mais conhecimento, muito mais, como não? O tema escolhido surgiu de uma conversa durante a aula do professor Dimas há algumas semanas, mas a correria foi grande, pois só conseguimos nos organizar na última hora...

Enfim, mesmo tendo cometido alguns equívocos, nós conseguimos passar por mais esse desafio com grande estilo! O tema abordado - consulta popular, plebiscitos e referendos - foi bastante relevante e através da exposição de alguns casos, pudemos mostrar a força que a consulta e a participação popular podem e devem ter. Muito se falou durante a apresentação, foram abordados assuntos envolvendo democracia direta, consultas populares no Brasil e no mundo e as que envolveram mobilizações da sociedade, além das definições e diferenças que existem entre plebiscitos e referendos.

A apresentação foi iniciada com a explicação do assunto: a consulta popular e a origem da idéia, que foi o plebiscito organizado por movimentos sociais e logo após passamos o vídeo que convoca a população a participar da mobilização pela anulação do leilão da Vale na semana da pátria. Talvez esse tenha sido o caso mais importante da apresentação, pois pudemos informar aos colegas o que aconteceu realmente durante a venda da Companhia Vale do Rio Doce e a luta que está sendo travada para reverter a validade da compra.

Para quem não pôde assistir vai aí uma pequena sinopse do que dissemos sobre a Vale: a companhia Vale do Rio Doce, produtora de minérios e dona de outros bens como estradas de ferro, pertencia ao Estado brasileiro até 1997, quando o então presidente FHC efetuou seu leilão. A venda foi bastante controversa e gerou revolta social, isso porque, entre outros motivos, o valor pelo qual a Vale foi vendida era cerca de 28 vezes menos o que calculava-se ser o seu preço real. Outro escândalo de corrupção envolveu uma ação ilegal do Banco Bradesco, que fez parte do grupo de empresas avaliador do patrimônio da companhia para depois se tornar o principal acionista privado da Vale.

Bom, a partir de fraudes tão evidentes a luta pela anulação do leilão é mais do que necessária e deve continuar mesmo após 10 anos desde a venda. A causa pode até parecer estar perdida, mas não está, a mobilização social através de um plebiscito será uma forma de pressão direta ao governo para que tome medidas a respeito.

Nós temos o direito de reinvidicar pelo o que é nosso, desde que nos organizemos. Fica aí o convite para que todos participem do plebiscito; as informações completas sobre a campanha podem ser lidas em www.avaleenossa.org.br, o site é bastante completo e traz muito mais do que escrevi aqui.

Não deixem de conferir:

http://www.avaleenossa.org.br/

Vídeos (as três partes de um vídeo produzido sobre o tema, que estão tanto no youtube como no site a valeenossa.org.br)


"Chamada para o plebiscito popular 2007" (passado em sala de aula)
http://br.youtube.com/watch?v=UfRpQUTLNYs



Parabéns ao grupo e que tenhamos um desempenho ainda melhor no próximo e último seminário!


Daniella Cornachione

3 comentários:

Amanda Fincatti disse...

Muito bom!
Parabéns ao grupo.
Quem postou?? rsrs
beijos

Anônimo disse...

Foi a Dani que postou! :]

É gente, foi bom!
Passamos por mais essaa....

hehehe...

bjs

Anônimo disse...

Bom, fizemos nossa parte!
E a causa não está perdida. A votação começou e temos uma urna no 3 andar da Cásper. Só não vota quem não quer!!!

Estamos de parabéns, sem dúvida!

beijos