quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Revolução de Chávez

Estamos de volta.
E como fui a escolhida para começar, aí está o tema que gostaria de discutir: a reforma constitucional proposta por Chávez.

No último dia 15, o presidente da Venezuela apresentou suas idéias de reforma constitucional. Segundo ele " ou mudamos a estrutura ou se detém o processo revolucionário."
Pois bem, a reforma inclui mudanças em 33 dos 350 artigos da atual Constituição venezuelana.

Mais especificamente, gostaria de destacar a mudança que permite a reeleição contínua sem limites apenas para presidente da República.

Na minha opinião, isso é uma manobra (clara) para continuar no poder. Há quem diga que é o príncipio de uma ditadura que ele quer implantar...

Qual seria outra justificativa se não esta?

Abro espaço para discussão, para aqueles que têm a mesma opinião e os que divergem também :) )

Comentem, e obrigada desde já.

Fernanda Abrão

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou um dos que acham que é o princípio de uma ditadura. Chávez diz que suas medidas implementam o socialismo democrático, mas o quanto este governo é democrático é algo bem questionável.

A maneira como ele faz as coisas permite que ele possa se defender dizendo "eu dou a opção de escolha ao meu povo". Sabendo que o governo Chávez detém o controle do principal grupo midiático de grande alcance na Venezuela, podemos imaginar que este povo está sendo manipulado.

Daniella Cornachione disse...

Não acredito num socialismo democrático, até porque esse conceito me parece intrínseco demais aos regimes de direita.

Ainda não li o suficiente para construir uma opinião a respeito da reforma. Mas acho que muito se critica sobre o caráter ditatorial do regime de Chávez, enquanto pouco se fala das condições e melhorias que a população obteve durante seu mandato.

É preciso filtrar as informações que recebemos da grande mídia, sem perder o olhar crítico sobre tudo o que nos contam.

Enfim, não estou aqui para defender o presidente venezuelano, só queria que nós fizéssemos análises mais profundas, pois numa sociedade é necessário que se estude muitos aspectos além dos legislativos.

Bom post Fê, bem a calhar nessa semana! hhaha
Até mais gente!

Kleber Silveira disse...

Eu concordo com a Daniella, até porque ando muito desacreditado nesse conceito de democracia, que precisa ser mais explicado pelos seus expoentes, visto que parece ser o seu maior representante o presidente norte americano.
A democracia é um mito que prega a liberdade, a igualdade e não obstante a fraternidade. Ambas precisam ser conquistadas no mercado. Como disse Milton Santos, o dinheiro é o grande tirano da atualidade! Se quisermos consquistar a verdadeira democracia, devemos combater a tirania do dinheiro, certo?
É uma visão que estou construindo, espero ter contribuido e aceito contribuições.