domingo, 26 de agosto de 2007

Politicamente Incorreto

Baseado no comentário de 21 de agosto de 2007 da minha cara colega Amanda, venho por meio desta colocar em pauta um assunto não muito discutido, afinal, depois de alguns meses fica difícil ser tão criativo.

Dia 17 de agosto de 2007 estreou nos cinemas brasileiros o filme estadounidense “Os Simpsons”, um desenho que conta a rotina de uma família típica norte-america de uma maneira cômica.

Um dia antes, estreou também o nacional “O mundo global visto do lado de cá”, um documentário excepcional, segundo meus colegas, que nas palavras de Amanda “revela a globalização a partir da visão de um dos grandes pensadores do Brasil”, Milton Santos.

Provavelmente (e quase com certeza) esses filmes terão bilheterias bem diferentes, mas por que?

Será o brasileiro tão relaxado que prefere assistir ao besteirol americano a um documentário nacional? Ou será que estamos tão cansados e desiludidos com tudo, que gastamos nosso último centavo num momento de diversão no fim-de-semana?

Eu, particularmente, não assisti ao documentário, mas tenho certeza que deve ser ótimo. Gastei meu dinheiro e tempo para assistir ao besteirol, pois é o único dia da semana que tenho para descansar. Talvez eu seja preguiçoso, relaxado ou talvez só tranquilo, mas não me sinto menos engajado politicamente por priorizar a “inutilidade” dos “Simpsons”.

Num mundo onde todos se divertem e tem seus momentos de alienação, é difícil descobrir o momento certo e o errado da diversão e da preocupação. Cada um tem a sua hora de fazer e de lazer.

Rubens Nogueira

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo Rubens, para quem trabalha e estuda a semana inteira realmente é difícil se dedicar a algo que não seja o lazer no fim de semana.

No entanto, aos poucos desenvolvemos gostos por coisas que parecem mais "sérias" e as encaramos com prazer. Tenho certeza que a Amanda foi assistir ao documentário citado por lazer, porque é um assunto pelo qual ela se interessa.

Gosto das suas reflexões sobre o dia-a-dia, acho que você é o mais filósofo do grupo!

Foco Filosofia disse...

Meu caro Rubens,
fico muito feliz em saber que você se sente politicamente engajado, mesmo se divertindo com um enlatado norte americano...rs Não tenho uma visão preconceituosa quanto as suas opções de lazer. Acredito ainda que, o que o nosso comparsa Paulão disse seja uma verdade mesmo. Não tenho a menor vontade de assistir "Simpsons" porém voltaria todos os dias ao cinema para assistir Milton Santos.
É isso ai, viva a diferença!! rsrs
Amanda Fincatti

Anônimo disse...

Viva!!! rs
Com certeza devemos alimentar nossa alma de coisas prazerosas, porém, não só de prazer vive o homem, não é mesmo? Acho que tem que haver um equilíbrio entre entretenimento, informação e cultura. Por isso assistiria Simpson e Milton Santos, gêneros opostos, mas que me completam!