segunda-feira, 18 de junho de 2007

Cotas!!!!

Como é sempre bom um assunto polêmico, aí vai...
O assunto: Cotas para negros nas universidades públicas.
A pergunta: Até que ponto isso é justo? É Justiça social ou mais uma demonstração de racismo e segregação?
Há quem argumente a favor, falando que a classe social mais baixa contém maioria negra e, portanto, as cotas iriam dar maior oportunidade as classes menos favorecidas.
Mas então, a questão não seria "cotas para negros" e sim, "cotas para pobres".
A meu ver, as cotas para negros cometem o mesmo erro do passado. É, de certa forma, uma manifestação de racismo, só que com as posições invertidas. Agora, favorecem os negros e excluem os brancos que também precisam dessa oportunidade.
Já vi gente falando que os brancos devem isso aos negros.
Não acho coerente falar que pessoas, desta geração, devam pagar pelos erros de outras, de gerações passadas.
Acho coerente falar que o repeito tem que ser mútuo, seja qual foi a raça, etnia, crença................
Enfim, cotas para gente que precisa, eu acho certo.
Cotas para uma raça? Não.
Aguardo comentários, opiniões.....
Fernanda Abrão

9 comentários:

Unknown disse...

Então, o assunto é ralmente delicado e nunca vai haver um consenso. Mas eu acho que seria uma atitude super válida se os negros pobres entrassem nas faculdades públicas. Os negros que entram pela cota são os negros ricos, que sairam de bons colégios, como o caso do memnino negro que estudava em colégio militar e passou em primeiro lugar em não lembro qual faculdade. Ele ganhou DUAS cotas, uma por ser negro e outra por sair de escola pública. Que beleza, não?
Mas o argumento que justifica minhaposição a favor das cotas é o de um senhor negro, que passava na mtv às vezes, durante o intervalo. Ele disse que ele paga imposto como todo mundo, e o dinheiro do imposto dele que vai para a educação ele gostaria que fosse gasto com um negro e pobre como ele, e não com um branco de classe ,édia ou rico. Acho que dá para perceber que ele tem ressentimentos por causa de racismo, e que ele sabe que o imposto que ele paga sustenta um Brasil que não é o dele. Eu acho a cota justa para fazer pagar o preconceito, já que boa parte dos brancos em idade universitária são racistas ou estãolá somente para fazer faculdade e manter o nivel social dos pais. E vale ressaltar que os alunos da Unicamp que entraram pela cota estão tendo um desempenho melhor que o resto dos alunos.
Só acho uma pena a cota não fncionar direito, pois os negros que não são de classe média têm poquíssimas chances de ingressar em uma universidade pública. E também acho uma pena o ensino superior público ser pago por todos e desfrutado pelas elites.
ótimo post para discutir um assunto tão importante :)

Felipe Vilasanchez disse...

só mais uma coisa. passem lá no nosso blog!
www.logosjoa.blogspot.com

Anônimo disse...

Felipe, mas pagar o preconceito alimentando outro preconceito não é o certo a se fazer.

Não é dessa forma que ele vai acabar com o preconceito que ele sofre, nem diminuir o ressentimento que tem.

Você falou que acha ótimo o sistema de cotas. Eu também acho, se fosse para brancos E negros.

Mas como você mesmo disse, é apenas para negros....

Isso resolve um problema, alimentando outro...

(obrigada pelo comentário)

Beijos

Daniella Cornachione disse...

O que eu sei é que o projeto das cotas, no início, consistia em algo muito mais elaborado e que pretendia assistir as famílias dos estudantes também. Afinal, colocar negros nas universidades não basta se a condição social não permite que eles estudem direito e tenham uma qualidade de vida digna. Por mais que eu tente pensar nos argumentos contra o projeto e nas suas falhas - que não são poucas - não me sai da cabeça a idéia de que por mais necessária que seja uma reestruturação da educação desde o ensino básico, existem, hoje, negros pobres que precisam estudar e são beneficiados pelo sistema de cotas. É fato que a maioria da população negra do Brasil é pobre e por mais que não aceitemos, nós brancos temos uma dívida histórica para com os negros. As injustiças cometidas com a escravidão geraram a situação marginalizada em que a população negra se encontra e mesmo não tendo agido diretamente para que isso acontecesse, acabamos por nos isentar da responsabilidade que temos em mudar a situação. Acho sua proposta bastante razoável Fê, mas ainda acredito na necessidade de ajudar de forma emergencial os negros que tanto precisam e pouco têm. É o momento de reestruturar a sociedade brasileira como um todo, trabalhando para que os níveis socias diminuam, assim como as diferenças que nós mesmo criamos sem razão. Um dos principais argumentos contra o sistema é a possiblidade de que a qualidade do ensino diminua, o que, pelo jeito e felizmente, não tem acontecido. Fato que reafirma a validade da medida, na minha humilde opinião! Haha
Enfim, é importante discutirmos esses temas e mais ainda devemos lutar por mudanças estruturais e realmente eficazes, que atinjam o máximo de brasileiros possíveis.
É isso gente!
Muito boa a postagem Fê!
Força pra gente nesta semana de seminário haha!
Beijos

Roberta disse...

Concordo com a opinião da Dani e faço das palavras dela, minhas também...
É claro que o ideal seria uma reforma na educação Básica, que estruturasse as escolas públicas de maneira que essas dessem formação suficiente para que a população mais carentes ingressasse nas universidades. Porém, a curto prazo, e com os atuais rumos governamentais do país, isso não irá acontecer. O que é pior? Uma medida dessas, ou nenhuma medida?
É preciso julgar o sistema de cotas pensando no contexto político do país, e o no que é possível de ser feito.

Bom texto Fê!!!
beijos para todos =]

Anônimo disse...

Nada me convence dessa "dívida histórica" Dani...

Eu aceito que a maioria seja pobre,e que desses pobres, a maioria seja negra por causa da situação histórica em que vivíamos. Mas não acho que DEVEMOS isso aos negros, exclusivamente.

Acho que uma sociedade toda deve educação para quem não tem oportunidade.....
E não essa idéia de segregação ntre negros e brancos...



beijos
Fê :]

Daniella Cornachione disse...

Bom, eu concordo que a nossa obrigação é para com todos que tenham necessidade. Mas ainda acredito que seja importante reafirmar a identidade negra. Não se trata de segregação, pois, por mais difícil que seja aceitar, não estamos no mesmo "nível" que se encontram os negros. Dessa forma acredito na nossa dívida social não só com os mais pobres, como também com os negros que são marginalizados.
Beijos

Anônimo disse...

É uma questão bem delicada mesmo!
Mas não concordo com as cotas em termos de "dídiva histórica". Sobre as cotas racias ainda tenho certas dúvidas,no entanto conheço pessoas merecedoras das vagas que se beneficiaram das cotas e acho isso super positivo.
Casos como o que o Felipe falou de negros ricos se beneficiando das cotas não devem existir aos montes, pois é fato que na sociedade brasileira falar em negros e pobres é reduntante!
Talvez a cota seja uma medida positiva a curto prazo. Ela serve mais ou menos para amenizar a desigualdade. No entanto o que o Brasil precisa é muito mais do que "tapar o sol com a peneira". O próprio termo cotas já dá idéia de exclusão. E o que queremos não é universidade para alguns e sim para todos.
Mais uma vez, como todo mundo disse, a reforma na educação básica é essencial. Acho que é a igualdade de condições na educação que vai garantir que o Brasil seja um país de nível superior!

Anônimo disse...

Concordo com a Fernanda, cotas deveriam ser para pessoas pobres. A divisão é social, não racial.

Se fosse pra pagar dívidas pelo passado acho que os portugueses devem muito aos índios brasileiros. Não vejo muito sentido nisso.

E reforço as opiniões da reestruturação do ensino público de base, afinal todos sabemos como as escolas públicas no Brasil são deficientes. Colocar na universidade uma pessoa que teve este mau ensino é criar mais um problema para ela, já que ela não tem a mesma bagagem educacional que uma pessoa que passou por colégios particulares, cursinhos e atividades de formação cultural.