terça-feira, 19 de junho de 2007

Uma nova forma de mobilização

Já estamos acompanhando há um bom tempo a insatisfação provocada nos estudantes com relação aos decretos impostos no governo de José Serra. As manifestações de quem não está contente com a nova forma de organização que os decretos impõem às universidades não param. Desta vez haverá um novo ato e ao contrário do que se pensa não se trata de uma passeata ou de uma ocupação. Haverá na quinta-feira (21) algo chamado FLASHMOB, uma mobilização relâmpago que foi idealizada numa assembléia realizada no instituto de arquitetura da Unicamp. Segundo as palavras dos próprios organizadores, conforme o e-mail que está circulando no meio acadêmico:

"A idéia que surgiu na Assembléia da Arquitetura de terça foi a criação de um FLASHMOB, que é uma mobilização relâmpago, de duração de 5 minutos, que consistiria no fechamento das 5 principais avenidas da cidade do seu campus. No caso dos estudantes da Unicamp, por exemplo, rola em Campinas. Serão feitas 5 faixas, uma pra cada avenida, com um frase em cada uma, explicitando nossa insatisfação com os Decretos. Ao parar, uma galera sai panfletando nos carros um material simples e de fácil compreensão. A idéia é que a manifestação seja pacífica e silenciosa mesmo, e que tenha bastante presença da mídia, pra que fique bem claro que as três universidades estão, além de insatisfeitas, unidas!"

Na cidade de São Paulo a mobilização tambem ocorrerá. Através do site seguinte é possível obter todas as informações: http://www.contraosdecretos.cjb.net/

Mais uma vez os estudantes estão se organizando em busca de reconhecimento e participação política. Este tem sido um ano bastante conturbado na vida das universidades públicas, o que se espera é que ao menos tantos esforços tragam alguns resultados.

Mesmo não fazendo parte do ensino público fica a recomendação a todos de nós que tenhamos vontade de participar ou então a quem pretenda cobrir o fato. E com relação às greves e à ocupação parece que estão chegando ao fim. Espero que estejamos vendo a formação de uma nova juventude, muito mais politizada e menos alienada. O que ainda não é tão evidente, pois há muito caminho para ser percorrido.

Para quem quiser ler mais sobre o assunto é fácil. Procure em sites de busca por "contra os decretos do Serra" ou similares. Existem inúmeros blogs e páginas que publicam e explicam as razões pelas quais os estudantes se posicionam contra os decretos. Assim como há tantos outros que defendem as ações do governador. No Estadão do último domingo (17) há algumas matérias sobre a ocupação na USP, como já era previsto, o conteúdo toma partido contra as atitudes tanto dos estudantes da Universidade de São Paulo como também de outros movimentos estudantis que existem atualmente.

Há também um vídeo feito por alunos da UNESP que procura explicar a situação e a posição dos estudantes contra os decretos:
http://video.google.com/videoplay?docid=2766804175625447712

Prometo ser as últimas linhas! Haha, mas este poema, apesar de simples, diz bastante:

"PRIMEIRO LEVARAM OS NEGROS
MAS EU NÃO ME IMPORTEI COM ISSO
EU NÃO ERA NEGRO
EM SEGUIDA LEVARAM ALGUNS OPERÁRIOS
MAS EU NÃO ME IMPORTEI COM ISSO
EU TAMBÉM NÃO ERA OPERÁRIO
DEPOIS PRENDERAM UNS MISERÁVEIS
MAS NÃO ME IMPORTEI COM ISSO
PORQUE EU NÃO SOU MISERÁVEL
DEPOIS AGARRARAM UNS DESEMPREGADOS
MAS COMO EU TENHO EMPREGO
TAMBÉM NÃO ME IMPORTEI
AGORA ESTÃO ME LEVANDO, MAS JÁ É TARDE
COMO NÃO ME IMPORTEI COM NINGUÉM
NINGUÉM SE IMPORTA COMIGO"

Bertold Breetch


Daniella Cornachione

5 comentários:

Anônimo disse...

vim comenta pq a daniella flou q ia me da um abraço se eu comentasse, entao to aqui
um bjo cris
adeus

Foco Filosofia disse...

Tenho amigas engraçadas como vocês podem notar! Valeu Maine!
Daniella

Rafael Cornachione disse...

Bom a dani ja falou quase tudo, além da importância de mostrar unidade estadual, esse "ato" vem mostrar uma criatividade já tão procurada por parte dos estudantes pra poder dialogar com a população sem serem taxados de baderneiros.
os locais podem ser vistos no site
www.contraosdecretos.cjb.net
otimo texto dani
bjs

Roberta disse...

Muito interessante esse tipo de manifestação das universidades públicas..É uma pena que os alunos das universidades privadas não tenham o mesmo engajamento, e a mínima vontade de cobrar uma qualidade pela qual estão pagando.
Bom texto Dani, como sempre!
beijos da sua amiga que você mais amaaa!!!

Roberta disse...

Daniii...
Achei interessante essa postagem..posso fazer uma linkagem dessa informação no meu blog??
Claro que sim né? Que bom que vc permitiu..
Bjos