quinta-feira, 24 de maio de 2007

O prazer através da dor

Na aula do último dia 10, o professor Dimas nos explicou em aula as características dos diferentes movimentos que fizeram parte do Helenismo. Dentre essas características, me chamou atenção um pensamento daqueles que tinham como maior virtude o prazer, os Epicuristas: o de que o prazer ganho através da dor é maior.

Imediatamente me veio à cabeça uma cena do filme Vanilla Sky, em que um personagem diz que "o doce não é tão doce sem o amargo". Ou seja, uma vitória fácil não é tão saborosa quanto aquela que foi conquistada superando dificuldades.

Acredito que grande parte da sociedade atual, senão toda, tenha incorporado este pensamento epicurista (isto se não for algo inerente ao ser humano). Não que sejamos masoquistas e busquemos problemas, mas encarar condições adversas e vencê-las é algo que nos fascina. E aqueles que conquistam suas vitórias, sejam elas quais forem, de forma mais "suada" são mais admirados do que os que tiveram mais facilidade. Como no futebol: ganhar no campo do adversário, de virada e com jogadores expulsos é bem mais celebrado do que uma fácil goleada.

Paulo Gomes

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você, Paulo. Acho que esse pensamento foi incorporado na sociedade assim como o de superação, de que sempre é possível superar seus limites e dar seu máximo.
De fato, conseguir algo depois de muito esforço é gratificante, pois nos mostra o valor de transpormos obstáculos. É como uma recompensa.

Anônimo disse...

Hahaha
Verdade.
Não podia faltar um comentário futebolístico, vindo de um menino, haha, não é de se estranhar a analogia.

Gostei do texto :]

Bjs

Anônimo disse...

Oi...
Gostei do texto!
É mesmo sensacional essa "ligação" sofrimento-vitória, acho muito interessante mesmo. Sentimentos opostos que se alimentam. Amor e ódio, algo tão próximo...nem sei o que dizer...rs. Muito bom...a vitória de quem muito perdeu é mais emocionante do que a vitória de quem sempre ganhou...por ai vai...rs beijos.

Anônimo disse...

rubens nogueira (esqueci a senha rsrs)

Assim como todos aqui concordo com o que foi escrito, mas não sei se essa característica é uma virtude. Não digo que o correto é se contentar com pouco, mas acho importante sabermos apreciar as pequenas vitórias que não vem com sofrimento. O simples fato de poder caminhar alguns metros seria algo fascinante para uma pessoa que não tem as pernas, mas ja se tornou uma coisa banalizada por quem tem isso como rotina. Claro! É impossível viver o tempo todo contente só pelas coisas simples da vida, mas acho que quanto se valoriza o simples mais feliz uma pessoa pode viver. Ganhar com sofrimento traz mais alegria, mas acredito o simples fato de ganhar ja deveria ser a alegria completa

Óbvio: não sou assim. Ninguém é assim. Nunca foi e nunca será. mas a busca por esse sentimento é um sinal de evolução espiritual.

Rubens Nogueira (Obina)
vulgo, "Do Contra" rs

Anônimo disse...

Olá Filósofos cibernéticos!!!!!
Somos do 1º JôC, grupo Devaneio Urbano. Nosso blog mudou de endereço. Acessem www.devaneiourben.blogspot.com
Lá vcs encontram notícias, notas sobre as aulas, foto da semana, frase do dia e muito mais....
Beijos
Equipe Devaneio

Anônimo disse...

Gostei do ponto de vista, Rubens. Também acho importante valorizar as coisas simples. E não busco "o prazer através da dor", mas que ele é mais saboroso, é. Como eu escrevi, talvez seja algo que é inerente ao ser humano.