terça-feira, 15 de maio de 2007

papa e os índios

Mais uma vez polêmica. Declarações do papa sobre a história indígena não agradou líderes da comunidade. O papa afirma que o catolicismo purificou os índios e que seria um retrocesso retornarem ás suas religiões originais.
Vale debater os conceitos que nos foram ensinados na matéria de antropologia do 1° bimestre. O etnocentrismo ou ainda o etnocídio, pois ficou clara a idéia de que Bento 16 entende a igreja católica como superior ás demais igrejas, crenças e religiões.
E não há exemplo maior do que o etnocídio ocorrido no "descobrimento" do Brasil, as chamadas missões jesuíticas tiveram papel fundamental na conversão indígena. Muitos defendem a idéia de que a conversão ajudou o povo indígena, tentando de todas as formas os proteger dos homens brancos, que os queriam mortos. Mas o que realmente entende-se por mais inescrupuloso? o assassinato do corpo ou o da alma?
O pontífice ainda afirmou que a igreja não havia se imposto aos povos indígenas da América. Segundo ele, os índios receberam bem os padres europeus, pois Cristo era o salvador que eles esperavam silenciosamente.
A má repercussão percorreu o país, e até mesmo membros da igreja se aborreceram com as afirmações.
O líder da tribo Makuxi de Roraima, Dionito José de Souza, indignado não se calou "O estado usou a igreja para fazer o trabalho sujo da colonização dos índios, mas eles já pediram perdão...quer dizer que o papa esta voltando atrás com a palavra da igreja?"
Realmente o papa parece não ter papas na língua e diz o que pensa, ignorando o que a história nos conta.

Por: Amanda Fincatti

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente a visita do papa causou mais polêmicas do que o esperado. Já não bastava toda a discussão sobre os temas complexos (que nós abordamos no último post), agora o Bento XVI vem falar de um assunto que se ele não desconhece, no minímo sabe bem pouco.
Lógico que a Igreja jamais assumiria que seu papel na catequisação dos índios representou a morte de uma cultura e de muitos de seus representantes.No entanto, em uma declaração só, o papa deu demonstrações de hipocrisia, ou seja, negou o óbvio dizendo que: "O anúncio de Jesus e de seu Evangelho não supôs, em nenhum momento, uma alienação das culturas pré-colombianas, nem foi uma imposição de uma cultura estrangeira"
Diante disso, fiquei até perplexa com a naturalidade expressa pela Igreja ao falar do assunto. Ainda mais depois de um bimestre intenso, no qual vimos em Antropologia,a dimensão das consequências do etnocídio ocorrido contra as populações índigenas.
De certo, o que mais revolta nem são as declaraçõs tirânicas do papa, mas sim o modo como um país inteiro foi capaz de parar diante de uma figura religiosa que não respeita a diversidade cultural e nem é capaz de reconhcer seus própios erros.

Anônimo disse...

Para ser sincera a declaração do papa não me surpreendeu em nada.

Durante toda História, a Igreja cometeu atrocidades contra a humanindade, não só na questão dos jesuítas com os índios, mas na época da Inquisição, morte em fogueiras e etc.
Percebe-se a linha que Ratzinger segue, já que desde 1981 e até sua nomeação como papa em 2005, foi presidente da Congregação para a Doutrina da Fé, antigo Santo Ofício da Inquisição.

É chamado Guardião do Dogma, graças o seu conservadorismo. Já era de se esperar que ele não fosse contradizer em nada o que a Igreja 'diz' desde.... sempre?!

Mas era claro que ele não ia falar que a Igreja tem conceitos errados, dogmas que não condizem com a atualidade e esse tipo de declaração... haha, o que vocês esperavam dele!?

Beijos

Daniella Cornachione disse...

Pois é Fê, acho que esperamos um pouco mais de respeito e menos declarações ofensivas e etnocêntricas (se é pra falar de antropologia). A questão é que não esperamos uma mudança de comportamento por parte de Bento XVI, mas ao menos exigimos que ele se contenha e trate de assuntos ligados estritamente e direcionados aos seus seguidores católicos. A sociedade brasileira, mesmo muito crente ainda, não é homogenamente católica, dessa forma é preciso respeitar as identidades e crenças distintas que temos por aqui. Com relação à posição ortodoxa de Ratzinger, só posso entender que ele está cumprindo o papel que a ele foi destinado e ainda o que ele próprio decidiu seguir. Vamos com esse blog do papa haha, pois devemos admitir que ele tem nos dado muitas pautas! Hora de mudar talvez?