quarta-feira, 30 de maio de 2007

Ideologia torcedora

-No último domingo (27/5) umas 13hrs, por conta de alguns compromissos, fui obrigado a utilizar o metrô. Sai da estação Barra Funda e fui sentido Penha (linha vermelha). Quando cheguei na Marechal Deodoro notei alguns gritos vindos de longe, percebi a agitação de todos passageiros quando a torcida Independente (organizada do São Paulo) desceu a escada rolante gritando algo como "Vai toma no c... porco...".

Passado um tempo, depois do susto, todos desceram na estação Sé, e eu comecei a pensar sobre o comportamento daquelas pessoas.


Já cheguei a ouvir uma história, de um membro da Gaviões da Fiel (organizada corintiana), sobre dois irmãos: um corintiano e um santista, que eram obrigados, por regulamento, a se baterem caso se encontrassem na rua. O mais estranho de tudo isso talvez fosse o fato que eles obedeciam a "lei", apesar de se amarem em casa.


O que leva uma pessoa a considerar uma torcida de futebol acima de todas as coisas? Sensação de poder? Amor a violência? Pura ignorância.


O caminho até a Penha foi curto demais pra eu responder.

Rubens Nogueira

4 comentários:

Anônimo disse...

Entendo o porquê da incapacidade de achar a lógica desse fanatismo torcedor. Acredito que qualquer idolatria levada ao extremo é bem perigosa. Não só no futebol, mas em religiões, em ideologias, enfim.
É realmente bem intigante pensar nas origens desse fenômeno, e por mais que eu tente, não consigo achar razões sociais, políticas, psicológicas ou transcedentais como explicação.
Tá aí talvez seja um bom tema para um próximo mini-seminário.
Enquanto isso, só consigo achar (e lamento muito por isso) que o culto à violência é fruto da ignorância e estupidez humana.
Sei lá...não tem lógica, tem?

Anônimo disse...

Uma coisa é uma pessoa se manifestar sozinha. Outra é uma multidão se comportar de forma extremamente agressiva. Tenho certeza que muitas das pessoas que agem de forma agressiva quando estão em uma torcida organizada não agiriam da mesma forma sozinhos (como é o caso dos irmãos citados no texto).

Acho que acontece um tipo de hipnose coletiva, os pensamentos do grupo prevalecem sobre o indivíduo e ele age de acordo com os princípios deste grupo, mesmo que seus princípios sejam outros.

É apenas um aspecto da questão, mas quem já assistiu jogos no meio de torcidas organizadas sabe da embriaguez gerada por essa atmosfera.

Anônimo disse...

É...
Futebol por si só é uma beleza, o duro são essas torcidas organizadas, que de organizado, não têm nada né. A cada jogo há um ato de violência envolvendo uma delas....
É patético.
Para mim, há uma supervalorização do futebol nesses casos, pessoas que passam por cima de suas famílias, que brigam porque os outros torcem para outro time, é gente bem vazia, não?

é a minha opinião pelo menos.

Beijos
Fê.

Unknown disse...

Eu acho que tudo isso é fruto da ignorância que existe em grande parte do Brasil, não podemos culpar as pessoas em si, mas sim as atidutes tomadas pela soociedade, sem impunidade e represão.
Esse fato pode estar lentamente mudando, mas falta muito.