domingo, 13 de maio de 2007

Roteiro para leitura

Confesso que ao começar a leitura de A Utopia, livro escrito por Tomás Morus e recomendado pelo professor Dimas, senti certo tédio e quase nenhum interesse. As primeiras vinte e cinco páginas foram lidas com um pouco de custo e desatenção, até que me dei conta da grande obra que estava em minhas mãos. A narrativa de Morus me envolveu e fez com que eu relesse essas primeiras páginas e ainda escrevesse em média a cada dez páginas lidas uma pequena sinopse dos fatos. Os conceitos discutidos no livro são extremamente relevantes, mesmo tendo sido escritos há séculos. Além de importante na área da filosofia, A Utopia nos faz compreender melhor a história e a atualidade das sociedades não só européias como também americanas. A mentalidade daqueles que viveram na época das grandes navegações se mostra bastante homogênea dentro dos textos históricos em geral, no entanto o relato transcrito por Morus revela uma gama de pensamentos diferentes: mais esclarecidos e bastante eloqüentes. Definitivamente uma obra relevante na formação social de qualquer um; nosso grupo da aula de filosofia teve muita sorte ao se deparar com o desafio de transmitir os muitos ensinamentos contidos em A Utopia. Dessa forma tentaremos realizar um seminário coerente e o mais esclarecedor possível. Dito isso, finalizo reforçando minha recomendação e apreço pela obra: leiam, vale a pena!
Por: Daniella Cornachione

2 comentários:

Anônimo disse...

Daniiii.
Nem me fale que eu já li essas 20 páginas que você falou 2 vezes, haha to quase lendo a terceira, proque é meio monótono e eu percebo que acabo perdendo a concentração no meio da leitura ...hehehe
Mas daqui a pouco eu chego nessa parte legal ;]

Espero gostar também...

Beijos

Fê!

Anônimo disse...

Grande Dani!
Seu texto até me animou a começar a ler...
Tomara que a gente mantenha essa animação durante todo o tempo de seminário, mas tenho certeza de que vai ser muito bom, tanto pra gente quanto para o resto da sala!!

Estou sentindo que agora o Blog vai heim!!!haha

Beijoos!