segunda-feira, 28 de maio de 2007

RCTV

Na noite de ontem, em Caracas, encerrava-se a última transmissão aberta da RCTV, rede de tv mais antiga e popular da Venezuela. Hugo Chávez já anunciou, dias depois de sua reeleição, em dezembro de 2006, que não renovaria a concessão de freqüência estatal. Às 23:59h o sinal da emissora foi cortado, e, aproximadamente 20 minutos depois, entrava no ar, na mesma freqüência, a TVes ("Te ves", "você se vê" em português), Televisora Venezolana Social, criada pelo governo, com uma programação de "serviço público".
O governo venezuelano acusa a Radio Caracas Televisión (RCTV) de prejudicar o socialismo do século XXI. A emissora apoiou abertamente o golpe sofrido por Chávez, em 2002. O documentário "A revolução não será televisionada", que foi filmado enquanto o golpe ocorria, mostra como algumas imagens foram manipuladas por emissoras privadas, e como o sucesso (temporário) do golpe foi comemorado, no dia seguinte, em programas de opinião.

Achei curiosa a frase de Hugo Chávez, publicada pela Folha Online: "Esse canal fez muitos danos ao país durante muito tempo: os valores negativos, o bombardeio midiático de violência, o ódio, o racismo, o sexo mal visto e mal entendido, o desrespeito à mulher, aos meninos, às meninas, o desrespeito às muitas manifestações da vida social, aos homossexuais, ao país e ao mundo e às pessoas que tem alguma deficiência. Essa é a razão de fundo". Agora pense: maior e mais popular emissora, valores negativos, manipulação de informação. Isso tudo não lembra um outro país sul-americano que conhecemos? Pois é, creio que a única diferença entre Brasil e Venezuela é que lá as coisas aconteceram de maneira mais direta, onde as emissoras tomaram suas posições abertamente, e não apenas escolheram as informações que transmitiriam ao público, sem deixar claro aos telespectadores quando estão defendendo seus valores políticos, e principalmente, econômicos.

Acredito que este fato pode nos fazer discutir sobre alguns temas:

A manipulação de informação pela imprensa - sabemos que é impossível retratarmos um fato com 100% de exatidão, e que, até mesmo sem querer, podemos manipular a informação que será passada. Mas e quando isso é feito propositalmente, e com fins políticos e/ou econômicos, não seria melhor falar disso abertamente? Ou é melhor a "grande imprensa" continuar fingindo que é imparcial, e nós continuarmos fingindo que acreditamos?

Liberdade de imprensa e liberdade de escolha - Quando, claramente, uma emissora se opõe ao governo, até onde vai a real liberdade de imprensa? Existe, no Brasil, alguma empresa onde um jornalista pode realmente fazer o seu trabalho, sem interferência em suas opiniões? E quanto ao direito de escolha? O fechamento da RCTV, na Venezuela, tira do ar novelas populares, e a "Rádio Rochela", programa humorístico mais antigo da tv do país. Se fosse no Brasil, tirar do ar a novela das 20h da Rede Globo acabaria, inclusive, com toda a programação vespertina de outras emissoras. E quem tem a televisão como único meio de informação e diversão? Devem mesmo ver apenas o que o governo quer?

Imagino como o bombardeio de informações (falsas ou não) estava deixando a população venezuelana desnorteada, mas não concordo com a substituição que está sendo feita. Mal feita ou não, a oposição da RCTV era importante, sendo que o governo já dispunha de um outro canal estatal. Quem garante a veracidade das informações transmitidas pelo governo?

Link para o documentário "A revolução não será televisionada": http://www.megaupload.com/?d=J48P75FL

Rodrigo Simões

5 comentários:

Anônimo disse...

Hugo Chávez, que pessoa!
O que será mais injusto? ser privado de assistir novelas ou ser privado de pensar?
O que será mais arbitrário? tirar de minha vida cotidiana algo com que já estou acostumado ou continuar acostumando futuras gerações a se acostumarem com um cotidiano manipulado, disperso...apenas acostumado.
Por quanto tempo essa tal de liberdade de imprensa reinou nesse país? Prefiro abrir mão dessa tal liberdade e esperar pra ver se a liberdade e justiça de Chávez vão mesmo ser reais. É o novo, merece chance!

Anônimo disse...

Acho que é preciso saber conviver com oposição e outras formas de pensamento, que não uma única só. Por mais que a RCTV fosse alienante e neuroticamente oposicionista, a censura é um passo para uma ditadura totalitarista. Uma pena.

Sim, vamos esperar pra ver o que vai ser da Venezuela de Chávez, se dará certo ou não. Independente do resultado futuro, não concordo com esta medida. Nas palavras de Rodrigo Pedroso (do 1º JOD): "Chávez deu um tiro no pé".

Babs disse...

Gostei do blog de vocês, vou fuçar outros textos...
A questão levantada pela atitude do Hugo Chavez é muito grave, não apenas pela atitude em sim, mas também pelo precedente e pela carga simbólica.
Às vezes é uma questão de escolher entre o menos pior: mesmo uma emissora ruim e manipuladora, como temos aqui no Brasil, ainda é melhor do que a carga de falta de liberdade de expressão, essa sim ainda mais pesada. Ainda penso que o governo não deveria ter o direito de se intrometer tanto na esfera privada, que é o direito de escolher assistir o que quiser. Ora, que tornasse o canal oficial melhor e atraísse a atenção.
Veja bem, sou muito a favor da alternativa bolivariana, mas Chavez torna cada vez mais isso difícil. Ao contrário da "alternativa" esse tipo de atitude desagrega simpatizantes.

Anônimo disse...

Po Paulo esse cara que você citou não entende de nada, nem dá crédito a ele.
Em relação ao Chávez, bem, é difícil fazer uma leitura das consequências desse ato na história que ele tá criando para a Venezuela, pois estamos muito perto do fato. Porém da pra fazer uma leitura política do que representa esse ato. Para a construção de uma sociedade melhor é certa essa decisão, pois está mais do que claro que a elite venezuelana não dá a mínima para seu país, só pensam em si mesmos.
Porém, ao tomar essa decisão , Chavez e seu regime se afastaram ainda mais de um apoio de setores da sociedade(não só venezuelana) que poderiam apoia-lo, pois tomou uma medida anti-democrática e se existe um consenso na política mundial hoje, esse consenso é a democracia e suas regras.
Por isso que politicamente, na minha opinião, Chavez deu um tiro no pé.

Daniella Cornachione disse...

Pois é... São discussões bastante complexas e difíceis de achar um consenso. Talvez a grande "falha" do socialismo seja privar as pessoas do que acreditamos ser liberdade e direito de escolha. Mas a igualdade social requer sacrifícios e por essa razão a maioria das atitudes de Chávez são coerentes. Difícil pra nós, admitir que haja justificativas para atos totalitários. Mas a questão que fica é: até que ponto nós, "neoliberais tão avançados", temos realmente liberdade? E se temos a opção de escolha, por que optamos pelo mesmo? Por essas razões eu acredito que Chávez esteja fazendo algo produtivo e que deve render frutos importantes para a população venezuelana. Enfim, mesmo dizendo essas coisas eu não sei dizer se foi justa ou não a decisão de tirar o canal do ar, sabendo que outro estatal já existe. Acredito que nos achamos tão capazes de escolher e por fim não sabemos fazê-lo...